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.: Auxílio para Pesquisador Visitante - APV

FINALIDADE

Cobrir despesas de pesquisador visitante de alto nível, do país (exceto Pernambuco) ou do exterior, para participar de projeto(s) de pesquisa, ministrar curso(s) ou seminário(s) ou, ainda, orientar trabalho(s) de pesquisa em instituição situada no estado de Pernambuco por um período de até 03 (três) meses.

ITENS FINANCIÁVEIS

O auxílio pode contemplar passagens aéreas (classe econômica) e diárias (em caso de visitas de até 15 dias). Para as visitas que se estendam por 16 dias ou mais as diárias serão convertidas em mensalidade(s) de bolsa para pesquisador visitante - BFP/BPV (http://www.facepe.br/fomento/valores-vigentes/).

PRAZOS

Pode ser solicitado em qualquer época do ano, observando-se que o resultado do julgamento será dado em até 03 (três) meses após o mês de entrada do pedido, com liberação dos recursos a partir do mês seguinte à aprovação do auxílio, conforme descrito no calendário para solicitação de bolsas e de auxílios (link do calendário: http://www.facepe.br/fomento/calendario/).

REGRAS

  1. A solicitação do auxílio deve ser feita individualmente por pesquisador com titulação de doutor e vínculo empregatício em instituição (IES ou ICT) situada no estado de Pernambuco, através do Sistema AgilFAP;
  2. O pedido deverá conter o plano de atividades a ser cumprido pelo visitante e explicar os benefícios que delas resultarão para o grupo de pesquisa ao qual está vinculado o responsável pela solicitação;
  3. Serão apoiadas, preferencialmente, solicitações prevendo auxílio parcial da FACEPE, cabendo à própria instituição ou a outro órgão custear a outra parte das despesas;
  4. O mesmo proponente não pode solicitar auxílio na mesma modalidade em intervalo menor do que 01 (um) ano, contados a partir da data de liberação do recurso.

ETAPAS DE AVALIAÇÃO

  1. Enquadramento pela Unidade do Fomento da FACEPE;
  2. Emissão de pareceres AdHoc - pesquisadores especialistas na área de conhecimento do projeto submetido de fora do Estado;
  3. Julgamento pela Câmara de Assessoramento e Avaliação da FACEPE;
  4. Homologação
  5. Divulgação do resultado.

DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR IMPRESSA

  • Formulário preenchido e assinado (gerado a partir do preenchimento do formulário online no Sistema AgilFAP);
  • Plano de atividades e projeto de pesquisa;
  • Curriculum Lattes do solicitante, com destaque para a produção científica dos últimos 05 (cinco) anos, indicando o número de páginas e o ano de publicação de cada trabalho (quando for o caso);
  • Curriculum Vitae resumido do pesquisador visitante, com destaque para a produção científica dos últimos 05 (cinco) anos, indicando o número de páginas e o ano de publicação de cada trabalho (quando for o caso);
  • Carta do visitante manifestando a intenção (compromisso) em realizar a visita proposta e concordando com o plano de atividades e projeto de pesquisa;
  • Declaração do chefe ou diretor da unidade ou departamento que receberá o visitante concordando com o plano de atividades e facultando-lhe o uso das instalações;
  • No caso de visitante proveniente do exterior, cópia do comprovante de recebimento do pedido a outro órgão de fomento à pesquisa dentro do prazo.
  • Cópia do RG do solicitante
  • Cópia do CPF do solicitante
  • Cópia do diploma de doutor do solicitante

IMPORTANTE

Imprima o formulário na área de Acompanhamento de Processos e entregue na FACEPE, junto com a documentação complementar, no prazo máximo de até 7 (sete) dias corridos, contados a partir da finalização do formulário on-line no sistema AgilFAP. Outras informações a respeito da entrega da documentação complementar impressa obrigatória, entrar em contato pelo e-mail fomento@facepe.br. Quaisquer outras dúvidas/esclarecimentos entrar em contato com o Suporte AgilFAP através do SUPORTE ON-LINE, disponível em agil.facepe.br, por e-mail (agil@facepe.br) ou pelo telefone (81) 3181-4600.

DOCUMENTAÇÃO DIGITAL (pdf)

  • Curriculum Vitae do solicitante, modelo Lattes
  • Curriculum Vitae do pesquisador visitante, modelo Lattes;
  • Plano de trabalho;
  • Projeto de pesquisa;

ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO IMPRESSA

Os documentos impressos deverão ser enviados dentro do prazo acima estabelecido pelos correios (SEDEX) ou entregues pessoalmente à FACEPE no endereço: Rua Benfica, 150 - Madalena - CEP 50750-001 - Recife/PE. Fone: (81) 3181.4600 - Fax: (81) 3181.4600.

PRESTAÇÃO DE CONTAS TÉCNICA E FINANCEIRA

PRORROGAÇÃO

Em casos excepcionais e com justificativa consubstanciada o auxílio poderá ser prorrogado, passando por nova análise da Câmara de Assessoramento e Avaliação da FACEPE.
A prorrogação deve ser solicitada com 30 dias de antecedência da data de término do auxílio.
Para tanto é necessário encaminhar ao setor de protocolo da FACEPE cópia impressa da documentação abaixo:

  1. Ofício de solicitação com justificativa;
  2. Relatório final de atividades do período da vigência (postado também no sistema AgilFAP);
  3. Plano de trabalho para o próximo período.


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Telefone (81) 3181.4600